El Calafate e Perito Moreno

Quem vai a El Calafate também tem de ir ao Perito Moreno, então fui!

FullSizeRender-7

A geleira Perito Moreno está dentro do Parque Nacional Los Glaciares e a vista dela fica num lindo bosque arborizado e conta com uma estrutura muito boa para atender os turistas que passam por lá.

_MG_4522

_MG_4210

Perito Moreno é um glaciar argentino que se estende desde o campo de gelo Patagônico Sul, na fronteira entre Argentina e Chile, até o braço sul do lado Argentino, possuindo cerca de 5km de largura e até 60 metros de altura.

El Calafate_A&J (9)
Contemple a imensidão. Você também pode caminhar sobre esse gigante.

São milhares de picos e formações em tons de azul., é lindo demais.

_MG_4489

Prepare os ouvidos pois é bem comum placas de gelo se desprenderem da geleira e tombarem no lago fazendo um barulho estrondoso (não faça como eu que quase ganhei um chilique quando ouvi o estrondo enquanto desciámos as escadarias do parque, pensei que tivesse acontecido uma catástrofe).

_MG_4496

Como ir ao Parque Nacional Los Glaciares?

Pra quem está hospedado em El Cafate o parque fica a 80 km da cidade. Pode-se ir com agência turística ou simplesmente pegar um taxi. Se estiver em mais de duas pessoas o taxi acaba ficando mais em conta. E não precisa se preocupar pois dentro do parque é tudo muito bem sinalizado, de forma que não se precisa de nenhum guia.

Também se pode alugar um carro para fazer o passeio. Nesse caso reserve o carro com antecedência pois são poucas as opções de locadoras na cidade e costumam estar com todos os carros locados, ainda mais se for no verão. A estrada para ir ao parque é a Ruta 11, sempre costeando o Lago Argentino; a estrada é boa.

ATENÇÃo para quem for no inverno e locar o carro deve saber colocar as correntes nos pneus, a velocidade máxima é de 40Km e precisa-se de muito cuidado ao trafegar até o parque. Já no parque, para ir até o Lago Roca o carro precisa ser 4×4.

El Calafate_A&J (10)
A boa de alugar um carro ou de ir de taxi é a possibilidade de parar no caminho para uma foto na estrada, vale né?

Há ainda a opção de ir de ônibus (o bilhete custa cerca de 400 pesos). Pode-se comprar o bilhete nas agências espalhadas pela cidade, nos terminais de ônibus ou online pelo site: https://www.centraldepasajes.com.ar/cdp/servicios.aspx

FullSizeRender-8
Você também pode ir de kombi… linda não?

Falando em dinheiro, a entrada no parque custa 410 pesos para residentes do Mercosul.

Horários de funcionamento do parque:

Desde 1° de setembro até 30 de abril : das 8h às 18h

Desde 1° de maio até 31 de agosto: 9h às 16h

Já dentro do parque, você tem 3 opções de caminhos a seguir, todos passando por escadarias que levam até os mirantes. A estrutura é muito boa e se pode ver o glaciar de vários ângulos.

_MG_4272
nessa altura já estávamos chegando no mirante mais próximo ao glaciar, há são muitos degrais, neste dia não precisa malhar perna, está pago com as escadas.

_MG_4545

_MG_4524

Uma coisa interessante a se fazer é a caminhada sobre o glaciar; todos que foram dizem ser uma experiência fantástica e embora pareça arriscado, dizem ser seguro. Em média só morrem uns 2 turistas por grupo, hahaha, brincadeira. Não há do que ter medo. Nós acabamos não fazendo por conta do custo alto pois como estávamos numa expedição grande pela Patagônia alguma coisa teria que ser cortada; mas, se dinheiro não for problema, pode ir tranquilo que só pelas fotos já valerá a pena (sem falar na sensação que deve ser caminhar sobre uma geleira!).

Abaixo site para maiores informações sobre o trekking no gelo:

https://www.argentina4u.com/es/trekking-tour-big-ice-perito-moreno.html

Outra opção é o passeio de barco, que deve ser lindo, porém não é dos mais baratos. Abaixo segue o site para você decidir se vai de barco ou pelas escadas como eu hehe:

https://www.argentina4u.com/es/navegacion-rios-de-hielo-express.html

El Calafate_A&J (2)

_MG_4496

El Calafate_A&J (7)

Bom, eu curti muito conhecer este lugar; o parque é fantástico, conta com uma estrutura muito boa e mesmo não tendo feito o trekking no gelo como pretendia, fiquei pasma em frente ao glaciar!

_MG_4355

 

A Cidade de El Calafate:

Hospedagem: Ficamos no Schilling Hostel Patagônia, numa suíte com diárias em torno de R$ 200,00. Recomendo essa hospedagem, tranquila e bem localizada. Abaixo o link: http://www.hostalschilling.com/

FullSizeRender-9

A cidade é bem charmosa e estruturada, também pudera já que é a capital do estado. Lembra um pouco a cidade de Gramado na serra gaúcha. Algumas dicas do que fazer:

FullSizeRender-10
Na avenida principal tem este lugar onde no final de tarde funciona uma feira de artesanato. Vale a pena conferir e comprar um souvenir.

Para jantar recomendo O Isabel cocina e bar.

FullSizeRender-11
excelente custo benefício
FullSizeRender
Uma Quilmes negra cai muito bem nos dias de frio.

https://www.tripadvisor.com.br/ShowUserReviews-g312851-d3805991-r457197822-Isabel_Cocina_al_Disco-El_Calafate_Province_of_Santa_Cruz_Patagonia.html

FullSizeRender-12

Outro lugar imperdível é o Borges y Alvarez Libro Bar.

FullSizeRender-2

O bar funciona no segundo piso e embaixo há uma livraria. O ambiente é muito bem decorado e aconchegante; bem patagônico.

https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g312851-d1793650-Reviews-Borges_y_Alvarez_Libro_Bar-El_Calafate_Province_of_Santa_Cruz_Patagonia.html

FullSizeRender-3
Cerveja Antares, muito boa!

FullSizeRender-1

Depois do glaciar partimos da cidade de El Calafate para El chalten onde fizemos a nossa maior aventura da viagem, mas disso falarei no próximo post.

FullSizeRender-6
caminho para El Chalten; as horas de ônibus passam voando contemplando essas paisagens

Ah, e se você ainda não viu o post de como ir de uma cidade a outra na Patagônia não deixe de ver o link abaixo.

https://fridaviaja.wordpress.com/2017/09/16/descobrindo-a-patagonia/

Veja também os posts sobre as outras cidades por onde andei e que compartilho com vocês!

Beijos gelados !

😘

3 comentários em “El Calafate e Perito Moreno

Adicione o seu

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑