Puerto Natales! Torres del Paine, a 8ª maravilha do mundo!

Chegamos em Puerto Natales na noite da virada 2014/15, depois de 18 horas de ônibus desde Ushuaia, (veja o post de como descobrir a Patagônia, lá tem dicas de locomoção e quantidade de dias em cada cidade e tudo mais). Estávamos exaustos mas como bons boêmios procuramos por uma festa pra virar o ano; chegamos em um bar que tínhamos indicação, o Baguales, porém por lá estava tendo uma festa fechada. Aí saímos a andar procurando outra opção. Acabamos por encontrar o barzinho abaixo:

FullSizeRender-1
A fachada não era das melhores, mas por dentro… não melhora nada. Há!

Bom, a Patagônia é roots mesmo, simples e autêntica, tão autêntica que o brinde para a virada foi com um drinque muito estranho de melancia na vodca.

FullSizeRender

Bom, na segunda noite então fomos ao Baguales, o bar mais falado da cidade.

FullSizeRender-4
Cervecearía Baguales

O lugar é um restaurante durante o dia e cervejaria a noite e possui a própria cerveja artesanal. Infelizmente, não curtimos nem um pouco a cerveja da casa. Pegamos uma jarra de um litro mas não bebemos nem a metade (e olha que somos apreciadores das artesanais). Simplesmente a cerveja que não estava pronta! Dava para sentir todos os ingredientes separadamente.

IMG_9683
cerveja artesanal não pronta, horrível.

De qualquer forma vale ir lá conferir pois o bar é bem legal. Se também te servirem uma cerveja “verde”, depois você me conta. Segue o site deles: http://cervezabaguales.cl/

Para almoçar recomendo o restaurante El Bote!

FullSizeRender-2

FullSizeRender-3
Lomo a lo pobre! Prato típico do Chile, simples e saboroso

Segue o link deles no Trip Advisor:https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g297400-d3606531-Reviews-El_Bote-Puerto_Natales_Magallanes_Region.html

Onde ficar em Puerto Natales:

slide1

Hostal Lili- Patagônicos, um dos, senão o melhor da cidade: Serve um ótimo café da manhã, tem um excelente atendimento e o ambiente e os quartos tem cheirinho de limpeza; Estavamos precisando disso já que o hostel de Ushuaia tinha sido roots demais.

Pegamos um quarto triplo com banheiro (e banheira), televisão, frigobar, tudo em excelente estado. Valores atualizados por volta de R$ 184,00 a diária.

Link deles: http://www.lilipatagonicos.com/es

O que fazer em Puerto Natales.

A cidade é porta de entrada para o famoso Parque Nacional Torres Del Paine, que foi eleito a Oitava Maravilha do Mundo; abaixo a nota que saiu no G1 sobre:

http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2013/11/site-elege-parque-torres-del-paine-no-chile-8-maravilha-do-mundo.html

01-torres-del-paine-circuit-trek-day-9-hiking-up-to-las-torres
Vista das torres (foto da internet pois esta vista só se tem fazendo a trilha “w”)

O Parque Nacional Torres Del Paine pode ser conhecido de duas formas: pegando uma van na cidade de Puerto Natales e assim fazer um dia inteiro de passeio pelos pontos alcansáveis de carro, tendo algumas vistas principais do parque, ou se pode acampar no parque e fazer o circuito “W” que dura 5 dias de caminhada em meio ao parque; parece ser fantástico, em uma próxima queremos nos aventurar.

Segue links para maiores informações sobre o circuito. http://www.andesmountain.cl/1B-W-7-dias-Torres-Paine-Chile/W-circuit-7-days-Torres-del-Paine.html

http://chile.travel/pt-br/onde-ir/patagonia-e-antarctica/torres-del-paine/circuito-w/

FullSizeRender-1
o caminho todo é lindo

Nós compramos um pacote onde a van nos pegou pela manhã no Hostel e passamos o dia no parque. Fizemos várias paradas para fotos nos pontos principais e caminhamos por uns trechos para termos uma vista melhor.

Esse pacote hoje custa cerca de R$ 500,00 por pessoa com translado e entrada no parque. Para ingressar no parque é necessário apresentar o passaporte.

Seguem algumas fotos do passeio:

A& Porto Natales (36)

_MG_3703
No fundo se pode ver as Torres del Paine

_MG_3683

O rio que percorre no parque é resultado do degelo das geleiras e por isso tem essa cor turquesa, assim como os lagos que por sua vez concentram ainda mais essa cor. É simplesmente fantástico, dispensa o uso do photoshop.

_MG_3584
Essa é a vista mais próxima das torres que tivemos do passeio

Depois a Van parou em um ponto e seguimos numa caminhada até a uma vista de onde se via a parte de trás das torres e a cordilheira que se forma ali. Fantástico.

A& Porto Natales (2)
Incrível!

_MG_3827

No caminho se pode ver os estragos de um incêndio que iniciou no parque nos últimos dias de 2011 e se alastrou atingindo mais de 17mil hectares. Isso nos deixou um pouco tristes, ver o tamanho do estrago na natureza que possivelmente foi causado por um turista desatento.

A& Porto Natales (7)

A& Porto Natales (11)

Na estrada também se pode ver as alpacas que ali vivem livremente. Por vezes o motorista precisava parar para esperar algumas delas atravessarem.

A& Porto Natales (34)
Alpacas; bastante curiosas.

Também não poderia deixar de postar a foto do cavalo mais bem localizado que já vi (olha que lindo o lugar que ele está), se bem que vegetação para ele se alimentar no inverno deve ficar bem escassa.

A& Porto Natales (26)

 

Mais tarde fizemos uma parada em um lago onde havia estrutura para um piquenique; adivinhem o que levamos? nosso tradicional pão com ovo (lanche oficial patagônico) e para beber suco de pomelo!

A& Porto Natales (18)

O lago ao nosso fundo era fabuloso (e gelado), mas mesmo assim dois alemães malucos tiveram a brilhante ideia de se banhar ali. Ao retornarem nos passaram a sensação de frio insuportável; deve ter sido uma péssima ideia.

_MG_4015

A& Porto Natales (19)

A& Porto Natales (16)

A outra parada que fizemos foi para avistar uma geleira onde fizemos uma caminhada de mais de 1 hora de ida e 1 hora para volta.

_MG_4099

A& Porto Natales (20)
A luz não favoreceu nesse ponto; a foto não ficou legal.

O glaciar era bonito mas ficamos bem distantes. Sem problemas pois em El Calafate teríamos o “Perito Moreno”, muito maior e com melhor estrutura.

A& Porto Natales (21)

Outra atração do passeio foi a Caverda do Milodon.

A& Porto Natales (23)

Bonita, mas comparado a tudo que havia visto naquele dia ficou sem graça.

Bom, esse passeio é lindo e inevitável se fazer este estando na Patagônia. Meu desejo é um dia retornar para fazer o circuito W.

A cidade de Puerto Natales:

Ficamos em Puerto Natales 2 dias: No primeiro descansamos e conhecemos a cidade e o seu porto; estávamos exaustos da viagem desde Ushuaia. No segundo dia fizemos o passeio pelo parque que descrevi acima.

A cidade é bastante simpática e como era dia 1º de janeiro estava bem tranquila.

A& Porto Natales (30)

A& Porto Natales (28)

FullSizeRender

Depois dos dois dias passados no Chile partimos novamente para a Argentina, para El Calafate conhecer o Perito Moreno.

IMG_9706
Foto da estrada.

Para saber como de locomover na Patagônia veja o post: https://fridaviaja.wordpress.com/patagonia-2/patagonia/

Até mais, nos veremos em El Calafate!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: