Uma passada pelo Uruguai: Montevidéu e Colonia del Sacramento.

Se tu ainda não tem um roteiro para fazer agora nas férias ou no próximo feriadão prolongado, e, se tem a sorte de morar no Sul do Brasil, você só precisa do teu carrinho para essa trip no Uruguai.

Por 2 vezes fiz esse roteiro. As estradas são boas (pelo meno no lado uruguaio) e como eu gosto de dirigir é um santo remédio para espairecer a cabeça. São retas intermináveis que vão te proporcionar boas paisagens e bons momentos.

Para quem parte do Rio grande do Sul o melhor caminho é pela BR 116. Esse trecho de início não é tão bom, a via é simples e com bastante burracos. Saindo do Brasil a coisa melhora e muito (que ruim dizer isso, mas é verdade).

img_2647

Nosso trajeto iniciou  pela BR116 e seguimos por várias rotas (a dica é baixar um mapa-gps no celular que funcione off-line, sem depender de waze ou derivados).

Nossa primeira parada foi na cidade de Jaguarão, que fica na divisa com o Uruguai e a 390 km de Porto Alegre. Como chegamos a noite, dormimos por lá e pela manhã aproveitamos os free shops para umas comprinhas a bom preço.

DSC00406
Ponte Internacional de Barão de Mauá, divisa do Brasil com Uruguai.

De Jaguarão partimos a Montevideu, nossa segunda parada. Essa cidade merece uma noite bohemia e um dia livre ao menos.

O que fazer em Montevidéu?

Montevidéu é uma cidade que se pode conhecer em dois dias de estadia. É uma cidade histórica e bonita, mas sem tantas atrações como Buenos Aires por exemplo.

Eis o que fizemos: Chegamos a noite em Montevideu e aproveitamos a vida Bohemia por lá, ficamos na Ciudad Vieja e perambulamos por lá. Achamos um bar muito bacana onde há mesas nas calçadas e assim a noite ficou ainda mais agradável, já que era verão. O Bar é o El Pony Pisador e fica na rua Bartolomé Mitri.

img_2659
Praça central da Ciudad Vieja
img_2661
Puerta de la Ciudadela

Outra vez em que estivemos em Montevidéu curtimos a noite no bairro de Pocitos. Lá há mais opções de bares e restaurantes que na Ciudad Vieja.

Bom, de hopedagem em Montevidéu não tenho o que recomendar, pois minhas experiências não foram boas. A dica é pesquisar bem no booking e observar os comentários de outros viajantes.

Pela manhã saimos do hotel e partimos a Colonia. Antes demos uma passadinha para conhecer Montevideu a luz do dia.

Indico, dar uma volta pela Ciudad Vieja: uma paradinha na Plaza Independencia e uma voltinha pela orla e pelo porto que fica ali bem próximo a praça. Se tiver um tempo extra, pode optar por comer uma boa parrilla bebendo uma das boas cervejas uruguais. Uma visita ao mercado público que também fica na cidade velha também vale a pena.

DSCF1657
Plaza Independencia
img_2713
Orla do Rio da Prata

Sem mais seguimos para Colonia em nossa caravana da Alegria.

img_2784

A estrada que vai a Colonia é linda e sempre vale uma parada pra foto.

img_2846
Colonia del Sacramento – parte histórica

Chegando em Colonia, posso te garantir o encantamento. A dica é almoçar por lá e passar algumas horas se perdendo nas ruazinhas que parecem intactas ao tempo guardando toda a história deste lugar.

img_2920

Colonia del Sacramento é capital do departamento de Colonia e teve origem na antiga cidade de Colônia do Santíssimo Sacramento, fundada em 22 de janeiro de 1680.

img_2822

O Centro Histórico é a área onde localiza-se a fundação portuguesa. Hoje é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da humanidade.

img_2995

Ficamos algumas horas pelo centro histórico, almoçamos e depois de alguns chopinhos, deixamos nosso carro e pegamos a balsa em direção a Buenos Aires, onde pernoitamos mais dias.

img_2963

Deixamos o carro em um estacionamento coberto que existe perto do porto onde se pega o buquebus para Buenos Aires. É um galpão de paredes de zinco; já deixamos o carro ali por duas vezes e deu tudo certo. Atravessar com o carro para Buenos Aires também é possível, mas muito carro e desnecessário pois lá o taxi é barato.

img_3044

Além da empresa Buquebus, existem outras duas para atravessar até Buenos Aires. Da última vez fomos pela Colonia express que é bem mais barata que a Buquebus e oferece o mesmo conforto e tudo mais.

Abaixo o link da Colonia Express, não há como te dar um preço pois as passagens oscilam muito em valores, dependendo muito do dia da semana e horário, fique esperto e compare com a Buquebus antes.

https://coloniaexpress.com/uy/

img_3042
Chega uma hora que a canseira pega e até o chão serve para um cochilo.

Uma dica sobre a travessia: se você não tiver passaporte, eles irão te fornecer um formulário para preeencher e o mesmo deve ser apresentado quando for sair do país. Não perca este formulário pois o transtorno é grande e ainda tem multa alta.

 

Bom, é isso aí galerinha. E se foram fazer a travessia vejam o post de Buenos Aires. Kusssie!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: