Rota das Emoções – São Luis, Barreirinhas, Parnaíba, Jericoacoara e Fortaleza.

Neste post o intuito é falar sobre o tour por três estados nordestinos (quase norte, digo isto porque olhei 30 vezes no mapa e ainda é nordeste, rsrsr). Essa rota foi batizada de Rota das Emoções!

A rota faz muito juz ao nome, muito por conta das estradas em meio as dunas e que nem sempre estão demarcadas. Cada friozão na barriga, uhhhu, tanto nos passeios do Parque dos Lençóis Maranhenses quanto na chegada a Jericoacoara. Só isso já valeria essa trip.

Os estados visitados: Maranhão, Piauí e Ceará, que ficam bem próximos a linha do Equador, por isso algo bem peculiar por lá é que o “verão” acontece de junho a dezembro. Em janeiro começa a época de chuvas e por isso chamada de “inverno”, apesar de não fazer frio. O que é bem peculiar também são as marés que acontecem naquela região, quatro vezes ao dia e de uma extenção muito grande; há horas que para se tomar banho de mar é quase necessário pegar um moto-táxi, hehehe.

Bom, vamos traduzir a ideia desta trip: Unir dois desejos, Parque dos Lençóis Maranhenses e a badalada Jericoacoara.

img_9004
PARQUE NACIONAL DOS LENÇOIS MARANHENSES
img_0001-1
JERICOACOARA

E para se realizar tranquilamente o tuor pelos estados, foi essencial a empresa que contratamos para fazer os traslados: A Rota Combo.

 A Rota Combo é  quase que única neste ramo. Foi a pioneira e por isso a organização é top como dizem. Não tivemos nenhum percauço.  E primordialmente ela faz o roteiro exato como era desejado: São Luis, Lençóis Maranhenses, Jericoacoara e Fortaleza. E ainda, ela possibilita alguns ajustes (irei recomendar uma troca de lugar para repousar no Piauí).

Alguns dos translados fizemos de carro pequeno e caminhonete, outro de micro ônibus 🚌 e outro de van. Isto depende da quantidade de pessoas que tem no dia, mas o importante é que todos foram em segurança, conforto e pontualidade. Como já disse antes, a empresa é muito organizada, o que me deu maior tranquilidade em lhes sugerir.

E outra dica: para quem quer ir somente aos lençóis Maranhenses, a dica é ir por São Luiz e de lá pegar a Rota Combo até Barreirinhas.

Para ir somente a Jeri, tem o aeroporto de Jijoca de Jericoacoara ou para um voo mais econômico e ainda pegar a capital cearense, pode-se descer em Fortaleza e pegar o passeio à Jeri (fique pouco em Fortaleza, pois Jeri é muito mais agradável e movimentada de passeios).

E agora relatando a perigrinação nordestina:

Nossa trip iniciou com a Gol: Poa-Brasilia-São Luiz.

Chegamos ao meio dia em São Luiz curtimos uma tarde de praia e desbravamos o centro histórico (onde pernoitamos). E no outro dia pela manhã iniciamos a Rota das emoções, com a Rota Combo.

Depois de 4 horas de micro-ônibus chegamos em Barreirinhas – Maranhão.

Este passeio sai todos os dias a Barreirinhas.

Ficamos 3 dias na cidadezinha base do Parque Nacional 🏞 dos Lençóis Maranhenses.

Depois disto saímos em sentido ao Piauí na terça (só tem ônibus saindo de Barreirinhas terça e quinta). Fique ligado nisto.

Foram mais 4 horas de carro 🚗 (sim, se não fecha o micro a empresa envia um carro 🚗), o carro era novinho e confortável.

Obs: Este trajeto de Barreirinhas a Parnaíba se tornou “trafegável” à mais ou menos um ano, pois antes era feito em meio a uma estrada de arreia (como a dos passeios ao parque dos Lençois e de jardineira) sendo asssim levava o dobro do tempo. Hoje com o asfalto leva 4 horas.

Em Parnaíba, no Piaui (não vai trocar as bolas e dizer que passou pela Paraíba, hehehe), ficamos uma tarde e pernoitamos por lá tbm. Esta foi a cidade que menos curti, conto mais abaixo o porque e dou uma dica de melhoria.

No dia seguinte pela manhã veio uma Hilux nos buscar para irmos à Jeri, entramos em Barra Grande (galinha dos ovos de ouro de Piauí, indico ficar nesta cidade ao invés de Parnaíba onde ficamos) para pegar mais uma passageira, a qual ficou nossa amiga e curtimos juntos a amável Jeri.

Neste transfer à Jeri a Rota Combo oferece uma parada de 4 horas na melhor parte da Lagoa do Paraíso, que fica em Jijoca. Depois, partimos em meio as dunas à vila de Jericoacoara (isto já nas Hilux jardineiras, sacolejando e segurando as malas, sim, é preciso ficar ligado, há relatos de um povo que perde a mala ou pega no sono e cai da janrdineira durante o trajeto de mais ou menos 1 hora).

Antes de chegarmos à vila de Jericoacoara se paga uma taxa de 5 reais 💵 para entrar. E aproveitem, pois tão logo Jeri tem tudo para virar uma Fernando de Noronha (com taxa alta de entrada, hotéis e restaurantes a preços exorbitantes).

E para aproveitar a ida ao Ceará e também para ter um voo mais em conta, fomos de Jeri à Fortaleza. Desta vez de van com a parceira da Rota Combo, a CBrasil, em um trecho de 6 horas. Este trecho foi o menos confortável pois as vans tem os bancos menores, mas mesmo assim indico, pois para ir de ônibus 🚌 você precisa chegar na rodoviária de Fortaleza e ainda arrumar um taxi 🚕 e assim se perde mais tempo.

Agora um breve relato das cidades que não farei um post exclusivo:

São Luis, capital do Maranhão.

A cidade onde começamos com as emoções, hehehe. Sim, em todos os sentidos, pois chegamos lá nos dias que antecediam o Natal e o centro histórico (onde ficamos para curtir a capital do reggae) estava todo enfeitado para despertar o espírito Natalino. E ao contrário do que pensávamos não era nada simples e sim bem elaborado, tudo preparado para a população, que saiu todinha as ruas.

Nesta cidade, escolhemos nos hospedar no hotel 🏨 que fica bem no calçadão do centro histórico. É um hotel antigo e deve ter sido muito luxuoso pelos anos 80, porém hoje é meio decadente. Contudo, pela localização, preço e o café da manhã, recomendo igual: Grand São Luiz Hotel 🏨 . O custo da diária é em torno de R$ 180.

http://www.grandsaoluis.com.br

img_8636
GRAND SÃO LUIZ HOTEL, do quarto era possível acompanhar os ritmos das marés, neste momento da foto estava alta e avançava no rio, tornando tudo uma coisa só.

Como chegamos no ínicio da tarde,  planejamos para estar nos pontos a serem visitados nos horários corretos:

Então, almoçamos no hotel, que por sinal tem seu restaurante aberto para almoços executivos. E logo saímos a perambular, observar a vida em volta. Adorei estar pelo centro histórico, pois é muito notável ver o avanço durante a colonização (construções grandes suntuosas, luxuosas erguidas pelos colonizadores franceses e portugueses, pena que infelizmente poucos tem a devida conservação. O Maranhão inteiro parece estar estacionado…

Nas imediações fizemos a visita a Casa do Governador, que se chama Palácio dos Leões 🦁. A casa oferece um tour grátis e guiado por grande parte do palácio, passando por salões onde ainda são feitas reuniões e eventos. Também em forma de agradecimento é tirada uma foto do visitante e impressa na hora. Vale a pena conhecer, há muitos quadros 🖼, móveis e louças de época, ricos objetos franceses e portugueses.

Depois partimos de uber em sentido a praia: que também é um lugar a ser visitado, hehehe. O mar 🌊 não é “grande coisa”, mas existe uma boa estrutura de bares. Minha recomendação é o : L Apero .

Já a noite, voltamos para as imediações do centro histórico, para assistir junto a tota a população maranhense o espetáculo de Natal, que foi muito emocionante. Vi além de um lindo espetáculo reproduzido nas paredes do Palácio dos Leões, o brilho nos olhos das crianças, as quais estavam em extase por estarem em torno de um chafariz e uns pisca-piscas. Observei e lembrei da minha infância, quando éramos felizes por nada… tá aí algo que precisamos resgatar para os dias de hoje.

img_8692

img_8708

Parnaíba – Piauí

Essa foi a parte da Rota das Emoções que menos curti. Mas com a dica que te darei, tu podes ter uma experiência melhor:

A dica é ficar em Barra Grande, que é das praias mais lindas e badaladas do Maranhão.  A indicação é por conta da empolgação da nossa amiga que ficou por lá. Converse com a Rota Combo que ela te instrui para fazer o translado por lá.

E se ficares na Parnaíba, a única atração que oferecem é o passeio ao Delta do Parnaíba, o qual custa R$ 175 por pessoa para uma tarde no barco 🚤, tudo bem que tem a passada para avistar uma ilha de pássaros, mas mesmo assim, dizem que não vale. Ainda mais quando já se fez o passeio de lancha pelo Rio Preguiças em Barreirinhas. E como este foi nosso caso, ficamos pelo centro histórico e praia Pedra do Sal 🏖 que é feia por demais, sem estrutura.

E se fores ficar na Parnaíba, tome cuidado ao sair, mesmo durante o dia. Nós tínhamos planos de sair a noite para jantar, porém o Uber que pegamos de tarde alertou que sair naquela região à noite seria imprudência. Bom, sendo assim pedimos uma tele-entrega e tivemos que comer no quarto mesmo, pois o hotel que iria até recomendar por todo os resto, não nos deixou usar uma mesa do lugar onde tomaríamos o café da manhã. Aliás foram intransigentes até quando pedimos se poderíamos tomar café da manhã 10 minutos mais cedo. Saímos sem café e com todo o frio na alma que um hotel totalmente sem conforto poderia nos dar. Por isso e por outras experiências, geralmente ficamos em pousadas ou hotéis pequenos, aliás o que mais gosto é o estilo Boutique (fofo por demais), onde somos atendidos pelos donos, com os quais até amizade fizemos e ainda a interação com  a cultura do lugar é maior. Isso da mais sentido a palavra viajar.

Fortaleza – Ceará

Ficamos na cidade por 2 noites e um dia inteiro.

A dica principal que posso dar da capital cearense é a do hotel que ficamos 🏨 Comfort Hotel Fortaleza. A localização é a mais tradicional entre os turistas, fica a uma quadra do mar na Praia de Iracema, aliás do quarto tínhamos vista para o mar.

É um hotel grande, muito organizado, atendimento bom e com um restaurante ótimo e por um preço muito bom, o que nos fez escolher jantar no hotel nas duas noites que pernoitamos em Fortaleza. O menu era super gostoso e o que mais gostei foi da pizza. Ficamos no hotel porque as dicas de restaurantes bons eram bem distantes, aí precisaríamos de uber/taxi e tudo mais. Se tem coisa que não gosto é andar meia hora de taxi para ir jantar; o que gosto mesmo é de caminhar até um restaurante e tal. Em Fortaleza não tínhamos aquele alerta máximo de assaltos, mas acredito que em capital no Brasil nunca é bom dar chance de surgir algo assim e estragar o passeio.

Nós até trafegamos à pé pela noite por algumas quadras, para ir à tradicional feirinha que acontece todo final de tarde e vai até as 22h. Lá compramos objetos de decoração lindos (quadros, redes e tudo por um custo muito bom). Correu tudo bem e tranquilamente, a região do nosso hotel dizem ser a melhor e mais movimentada por conta da feira.

img_1494
FEIRINHA

Site do Comfort Hotel Fortaleza:

https://www.atlanticahotels.com.br/hotel/comfort-hotel-fortaleza-fortaleza-brasil/54487

As atrações em Fortaleza:

  • Fortaleza oferece um lindo pôr do sol 🌅 na orla. Aproveite!
img_1437
No dia que gaúcho azarado vai o por do sol nao acontece, hehehe
  • Praia do Futuro, fica 7 km da praia de Iracema onde ficamos. Use Uber para esse trajeto.

A dica é ir no Chico do Caranguejo 🦀 que é uma espécie de parque aquático com restaurantes na beira da praia.

Não cobram entrada🎫, somente se fores utilizar das piscinas, que sendo assim custa R$ 30,00 por pessoa.

Tem a opção de relaxamento que é fazer uma massagem nas tendas; custa R$ 30,00 por 30 minutos. Sempre é uma boa pedida.

Sobre roubos e arrastões, nas mediações do Chico fique tranquilo pois há segurança e não vimos nada. Mas fora das áreas do Chico e das outras big barracas, dizem não ser recomendável perambular na praia, mas também fiquei com a sensação de que nos dizem isso só para ficar consumindo nas big barracas, vai saber.

A praia é de mar agitado e é tida como a mais badalada (de muito movimento). E mesmo estando em uma barraca/parque você terá que suportar os milhares de vendedores que ficam oferecendo de tudo na praia. Dizem que em Santa Caarina já está sendo proibido essa prática de vendas nas orlas e está funcionando pois há fiscalização. Tomara que isso se extenta para todo litoral Brasileiro, pois na praia o único barrulho que deve ser ouvido é o do mar.

img_1320

Ficamos super pouco em Fortaleza (a ideia foi ficar mais em Jeri) mas se tu fores ficar mais tempo em Fortaleza conheça a Praia do Cumbuco, que fica à 30 km de distância do centro de Fortaleza, no sentido oeste, já na cidade de Caucaia. Esta praia é tida como calma e procurada por moradores da capital.  Lá tem o passeio de bugue ou quadriciclo pelas dunas.

Gostei da finalizada da trip em Fortaleza,  foi só um dia por lá, talvez se fossem dois seria perfeito, mas como estava com poucos dias para a trip toda preferi ficar mais em Jeri. E acho que fiz bem pois conversando com um pessoal durante os traslados eles estavam reclamando da agência que fez o roteiro deles, os deixando 4 dias em Fortaleza e somente 2 dias em Jeri. imperdoável mesmo. hehehe.

Então a dica é dois dias inteiros em Fortaleza seria ótimo, um para ir a Praia do Futuro e outro Cumbuco. E para Jeri reserve no mínimo 4 dias.

E para finalizar sobre as impressões de Fortaleza e do Ceará, diria assim: escutei vários histórias de cabra forte, as quais vou ter em mente para aumentar minha garra em 2019!

Sobre os queridinhos dessa trip: Jeri e Lençóis Maranherences, farei posts separados, mas vai uma palinha das impressões abaixo:

Nos lençóis Maranhenses, gritei horrores com as fortes emoções dos sobe e desce das dunas, iupiii!!!! E curti muito os banhos nas lagoas formadas em meio aquele clima desértico. Preciso de mais coisas assim para liberar a adrenalina e alinhar os pensamentos!

E em Jeri, a tranquilidade do balançar da rede na lagoa do paraíso me fez suspirar e ahh aquele pôr do sol 🌅 me fez refletir que todo dia deve findar com sentimentos bons em nossos corações 💛.

 

Beijos e até o próximo post.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: