USHUAIA, o fim do mundo!

Ushuaia 01_ (239).jpg

ONDE FICAR?

Ficamos no hostel Cruz del Sur, quarto para 3 (nesta viagem minha irmã nos acompanhou) e assim pegamos a viagem toda quarto para 3 pessoas, mas em poucos lugares conseguimos suítes com banheiro privativo, o que para nós é essencial. Ficamos em hostel muitas vezes pelo baixo custo mas não abrimos mão de quarto privativo.

Viajamos em dezembro e os preços variam ao longo deste mês, aumentam mais perto do natal e da virada, o que é de praxe em todo lugar no mundo não é mesmo? Hoje as reservas para os mesmos dias que estávamos por lá (dia 26 ao dia 30) estão saindo por volta de R$ 80,00 por pessoa com café da manhã (pão com margarina, doce de leite, chá ou café). Neste hostel o que não gostei foi do banheiro pois haviam vários chuveiros divididos apenas por cortinas, sendo o ralo um só para todos; isso mesmo o mesmo ralo, achei o óooooooooo! Tomar banho de salto não é o ideal…

Em Ushuaia queríamos ter ficado no Antarctica hostel, cujo custo era praticamente o mesmo, porém com café melhor, quartos mais arejados e o banheiro com melhor aspecto. Infelizmente ele já estava esgotado quando fizemos as reservas. Segue o site deles: http://www.antarcticahostel.com/

ALIMENTAÇÃO!

FullSizeRender-11

Em toda a Patagônia fazíamos nossas refeições em restaurantes, pois os mercados são pequenos e não muitas opções de comidas prontas ou algo similar. O que comprávamos eram lanches para os trekkings, ou fazíamos o tradicional sanduíche de omelete, que fez muito sucesso nas nossas caminhadas.

Para a noite: (noite é modo de falar pois você sai do pub e ainda não escureceu…sim escurece mesmo as 11h da noite e esse horário todos já estão no ninho; a Patagônia é lugar para se aproveitar os passeios e os atrativos que são durante o dia e a noite é hora de repousar, descansar os pés, curar os calos e por a bota de trilha pra pegar um ar…

23h em Ushuaia e ainda não está completamente escuro, veja pelas janelas.

Dica de pub: DUBLIN PUB. Tome por lá uma cerveja Patagônia ou a Beagle; as cervejas negras vão muito bem com o friozinho que faz por lá. E o que comer? Parrilla e uma porção de batatas rústicas (fritas com casca, algumas ainda estão com terra, fazer o que…)

cerveja boa nunca vai faltar!
FullSizeRender-5
Dublim Pub; o sol batendo, mas era noite!

Para jantar: Faça uma visita ao Ramos Generales, uma espécie de museu com restaurante que fica bem na orla, fantástico. Há, não deixe de comprar uma jarra de pinguim por lá. Deixamos para comprar depois já no centro da cidade e não encontramos mais.

FullSizeRender-14
Ramos Generales.

A maioria dos pratos pros lados da Patagônia é composta por carne e batata, muito bom… mas, depois de três semanas comendo isso…

Senti falta de saladas e frutas, que lá são escassas por conta do clima. O que mais se encontra é uma espécie de laranja azeda, o famoso pomelo, que se vê em forma de sucos, geléias ou a fruta mesmo.

minha irmã, não muito animada com o menu; como é vegetariana passou trabalho com a falta de legumes e salada.

Para lanches fomos no duas vezes no “La Barra” (um boteco pequeno): o ambiente não é nada atrativo, mas o lanche é “bagual”, grande, gostoso e muito barato;

Lanchinho no La Barra

O QUE FAZER EM USHUAIA:

Sobre os passeios, em toda Patagônia você irá usar muito seus pés. Para se ver os lugares mais interessantes e suas lindas paisagens é preciso caminhar (e bastante as vezes). Nós não somos lá muito atletas então tivemos um pouco de dificuldades em algumas trilhas. É válido fazer um preparo antes de embarcar pra lá.

Também é muito importante levar roupas e calçados adequados: Tênis de caminhadas ou o melhor mesmo são as botas de trekking, essas valem ouro por lá. Roupas: as melhores são as leves que atacam vento e secam rápido; leve também um casacão grosso esportivo, a noitinha e quando o vento se torna forte, vai precisar. Não deixe para comprar nada lá pois é tudo muito caro.

É preciso se agasalhar bem pra não acabar resfriado. Num lugar lindo como este não dá para ficar de cama né. Eu vacilei na primeira noite, saí só de jaquetinha e no outro dia acordei indisposta. Como estava chovendo ficamos todos no hostel, o que nos custou um dia de passeio. Faz parte, nem tudo sempre sai como o programado.

Bom então, vamos aos passeios:

Parque Nacional Tierra del Fuego.

Este passeio incia a 12km da cidade, e o valor atualizado hoje no site da decolar, R$ 134,00 com transfer e entrada do parque.

a caminho da entrada do Parque visto da Van
Ushuaia_A&J (14)
Bahia Ensenada

As trilhas são bem sinalizadas, não é necessário guia. Uma dica, leve relógio pra não se atrasar pra pegar a van de volta e não perca de maneira nenhuma o mapa das trilhas, pois são várias.

Correio do fim do mundo:

Carimbo de uma página toda no passaporte hehe

A trilha que se inicia em frente ao “correio do fim do mundo” é a mais bonita. A entrada no Correio também é obrigatória uma vez que este é o mais Austral do Mundo, ali se pode pegar um carimbo no passaporte (uma espécie de souvenir). Quem nos atendeu foi o senhor da foto mesmo, esse carimbo já rendeu algumas gargalhadas nas outras alfândegas que passei depois.

Depois de rir muito olhando para seu passaporte é preciso por a energia nas pernas e iniciar a trilha. A caminhada de 16km é puxada mas se torna leve por conta das paisagens de tirar o fôlego e do ar puro. Respire fundo e curta o máximo essa experiência com a Natureza.

5 (2)

Prepare a máquina fotográfica pois vai fazer fotos lindas ao longo da trilha!

Ushuaia_A&J (15)

_MG_3142

_MG_3053

A trilha é considerada de dificuldade fácil e é bem sinalizada; as vezes se caminha na orla e as vezes são trilhas semi fechadas, sempre tendo vistas lindas a serem contempladas.

_MG_3139 ok

_MG_3184

_MG_3115

Essa trilha principal tem um tempo de duração média de 3 horas, mas claro que isso depende do tempo que você faz de paradas de contemplações.

_MG_3251

Ushuaia_A&J (22)

Ta aí nas fotos o principal motivo para visitar Ushuaia no verão . Além disso, a maioria dos passeios é impraticável no inverno, com neve.

Ushuaia_A&J (7)

_MG_3263
Armando nosso piquenique de pão com ovo e suco de pomelo!

_MG_3297

Ushuaia_A&J (6).jpg

Essa trilha termina em um restaurante, paramos por lá uns minutinhos e esticamos mais um pouco em uma outra trilha totalmente diferente e linda também.

_MG_3336
Vista do restaurante

_MG_3369

_MG_3376

Essa segunda trilha que parte do restaurante chega até a Bahia Lapataia. Esse trecho tem um total de mais 7km e assim fechamos 16km no dia. Valeu cada passo e cada bolha.

_MG_3391

_MG_3236
Agradecendo ao dia lindo que tivemos. O guia da van nos falou que foi o dia mais lindo desde que havia iniciado a primavera.

Canal Beagle

O passeio pelo Canal Beagle é bem carinho, tem um custo atual de cerca de R$ 350,00 por pessoa e inclui a visita a Pinguinera (ilha dos pinguins).

A navegação se inicia no porto turístico de Ushuaia em um barco estilo catamarã. Infelizmente só se consegue ficar por pouco tempo na parte externa do barco pois venta muito e a sensação de frio é insuportável.

Ushuaia 01_ (221)-2

Ushuaia 01_ (228)-2
para uma fotinho, vale o sacrifício de encarar o vento e o frio

Durante a navegação fomos avançando para o centro do Canal Beagle e fazendo aproximações em algumas ilhas, como a Isla de Los Lobos.

Os leãos marinhos são criaturas enormes e dá um certo medo de estar tão próximo. Observando um pouco eles se movendo fiquei com pena pois parece muito bicho para uma ilha tão pequena, rsrsrs. Deu a impressão de que enquanto uns nadam, outros descansam sobre as pedras e assim funciona o revezamento.

Ushuaia 01_ (403)
Ao fundo, a Isla de Los Lobos.

Então, fomos em direção da Ilha dos Pássaros, habitat dos cormorões de Magalhães e cormorões imperiais e um lugar privilegiado para identificar espécimes de aves marinhas.

_MG_2576 menor

Em seguida no aproximamos na Pinguinera. Ali é alvoroço é certo, eles realmente são muito fofos, nadam ao redor do Catamarã, até parece que rola uma apresentação.

Ushuaia 01_ (117)

_MG_2908 menor.jpg

Mais adiante paramos em uma ilha onde funciona um hotel e algumas pessoas desceram neste ponto para passar uma noite por ali. Interessante, quem sabe numa próxima…

Ushuaia 01_ (206)-2

Depois passamos no famoso Farol do Fim do Mundo, o ponto mais distante do passeio.

_MG_2711 menor
Essa foto ficou até “poética”… cada foto dessas é fruto de muita concentração para não tremer com o frio. Minha irmã, que fez as fotos, é quem sofreu mais; mas valeu!

Ushuaia tem muitos passeios e se você ficar mais dias por lá, é válido fazer algo a mais. Havíamos nos programado para fazer mais dois passeios, mas como acabamos perdendo um dia pra chuva e pro resfriado…

Outros passeios recomendados são:

• subida ao mirante de Ushuaia: não tem custo e dizem ter uma vista linda!
  • trekking Laguna Esmeralda: a laguna é linda e o custo é de cerca de R$ 300,00.
  • trem do fim do mundo: não fizemos pois uma amiga nossa desaconselhou por não ser “tão interessante”. Custo aproximado de R$ 133,00.
  • off road 4×4 nos lagos Escondido e Fagnano: com almoço, R$ 456,00.

Estes são os principais passeios de verão. Se você for no inverno, dizem que o mais legal é o trenó puxado pelos cachorros na neve, hehe.

E curta o centro da cidade também. Passeie pelas ladeiras de Ushuaia, é tudo muito diferente da nossa realidade; a arquitetura é pensada pela sua utilidade pelo fato de nevar grande parte do ano.

FullSizeRender-10
esse painel me prendeu a atenção, inspirador!
FullSizeRender-9
saindo para jantar com o sol ainda brilhando!

Próximo post falaremos de Puerto Natales, onde chegamos depois de 18h de viagem desde Ushuaia.