Jericoacoara

Jericoacoara.

A best da Rota das Emoções, seguida pelos Lençóis Maranhenses! Fica no Parque Nacional de Jericoacoara. O lugar que ficava isolado pelas dunas e habitada apenas pelos pescadores, foi descoberto e já considerado pelo The Washington Post uma das 10 praias mais lindas do mundo.

Nos apaixonamos pela beleza e vibe de Jeri, isto desde quando estávamos a caminho dela, como já descrevi no post “Rota das Emoções”. Estávamos vindo do Piauí (parada 3 da rota) e fomos deixados na Lagoa do Paraíso pela Rota Combo e alí já nos apaixonamos de cara.

só nos suspiros de agradecimento ao ventinho que embalava meu soninho.

Depois foi o caminho à praia de Jeri  que nos fascinou ainda mais. O trajeto todo em meio as dunas já nos davam o “briefing” do que seriam esses dias. Pé na areia!

rodovia a Jeri, sacolejando e segurando as malas.

A cidadezinha é toda “pavimentada” de areia e os carros que circulam por lá são as jardineiras e bugs. Os demais carros ficam no estacionamento na entrada da cidade. Tranquilidade total.

becos de Jeri e o próximo carrinho a ser guinchado. O policiamento por lá é eficaz, feito por Troller que perambulam até pela orla da praia.

Aí continuando nos detalhes apaixonantes de Jeri, tem a Pedra Furada e o Pôr do Sol. Então, por tudo isso me apaixonei e recomendo que tu conheça esse paraíso logo, pois ela está se expandindo e as prospecções são de que ela vire uma Fernando de Noronha (linda e cara).

Pedra Furada
Orla de Jeri e sua imensa maré de acordo com a linha do Equador.
e o pôr do sol de Jeri, emocionante!

Nossa experiência em Jeri:

Ficamos em Jeri 3 dias e ainda foi pouco, há muitos passeios a se fazer e muitos pontos lindos para ver o pôr do ☀️. O ideal seriam 5 dias por lá.

HOSPEDAGEM:

Deste lugar recomendo fortemente a pousada Duna Beach, charmosa, entre a praia e o famoso Café Jeri. Diárias de R$ 200,00, café da manhã saboroso 😋, quarto confortável e com um terraço charmoso para ver o pôr do sol e espiar o Café Jeri.

me espreguiçando no terraço
Café da manhã ao ar livre, não tem preço que pague. Ainda mais que as meninas preparam tapiocas e crepes na hora para você.
Quartos charmosinhos, do jeitinho que eu gosto.

Segue link do Booking:

⁃ O tal CAFÉ JERI: uma balada Sunset.

Apresentações de 🎪 🎭 🤹‍♀️ 🧜‍♀️ em meio a drinks ótimos por apenas R$ 15,00 preparados pela turma do barman mais premiado do Brasil 🇧🇷.

E tudo isso sem cobrar entrada.

Acredito que o dono desse lugar seja um investidor em Jeri, pois quase que a conta não fecha. É muito glamouroso! Adorei essa diversão, tanto que fomos ao café por duas vezes.

O Café funciona até as 20:30 e geralmente acontece de quinta a domingo.

fantástico ver o pôr do sol nessa vibe de festa e circo.
Tem sereia, malabaristas e drinks feitos pelo barman mais requisitado do Brasil.

Passeios:

Para os passeios tenho uma indicação bacana, a guia Jéssica +55 85 9608-2469. Ela vai te dar dicas e organizar os teus passeios e dizendo qual o melhor dia para ir em determinado lugar. Além disso ela oferece passeios diferenciados como uma caminhada até a Pedra Furada passando por cavernas e piscinas naturais. E o plus dela é que ela é super entendida da fauna e flora do lugar, vais te passar um conhecimento bacana.

⁃ passeio de bugs, passando pela Pedra Furada, dunas, praias, árvore deitada e encerrando na Lagoa do Paraíso. Custa R$ 300 o aluguel do bug com o motorista, podem ir até 4 pessoas, fora o motorista. Atrás na diversão (banco) cabem 3 pessoas. Iniciou as 8h, quanto mais cedo melhor, pois na Pedra Furada costuma formar filas para foto. E encerrou pelas 14h.

Este passeio também pode ser feito de quadriciclo e custa R$ 500 para duas pessoas e estas são acompanhadas por um guia motociclnista.

Atravessamos a cidade para poder pegar uma estradinha que dava início a esse passeio pela orla para se chegar próximo a Pedra Furada.
Depois seguimos a pé por um trecho de uns 30 minutos até chegar a Pedra Furada.
até que chegamos na Pedra Furada de Jericoacoara. Linda, neste momento a maré era baixa, perfeita para se tirar a foto dentro da pedra pegando o mar ao fundo.
Depois seguimos para a Praia do Preá. E como mencionei acima, volta e meia se encontra o policiamento. Jeri é muito segura.
A próxima parada foi na Árvore da Preguiça, onde o vento contínuo contorceu a árvore e a transformou em cartão postal. Não tirei foto nas raízes dela pois a fila estava longa.
Pelas ruelas que dão acesso as pousadas e restaurantes da lagoa.

Depois seguimos a Lagoa do Paraíso. E a dica aqui é pedir para ficar na parte da Lagoa do Paraíso administrada pela Pousada 🏨 do Paraíso Natural. Onde ficamos no dia anterior (parte do transfer vindo de Parnaíba) pois a que ficamos nesse dia do passeio de bug não era tão bonita. Então é só pedir para o guia te levar na da sua escolha.

Há também um outro lugar bem famoso nas margens da Lagoa do Paraíso, o Alchymist, lá a infraestrutura é bacana (cara, se paga 50 reais para se sentar) mas a parte da lagoa não é tão bonita quanto a que indico.

Outra dica para a escolha do bug: peça um que tenha rádio, vai tornar o passeio mais divertido. Há uns com um som bem bacana 😎.

POUSADA PARAÍSO NATURAL

Lagosta Grelhada 120,00 e Lagosta Flambada, servindo bem quatro pessoas.

Dia do passeio do Bug: Lagoa do Paraíso:

Neste dia escolhemos um lugar que depois nos arrependemos, pois o Paraíso Natural do dia anterior era muito mais estruturado e a parte da lagoa mais bonita.

A única coisa mais bacana era a locação de caiaques, R$ 10 por 30 minutos. Fomos até o famoso Alchymist e vimos que por lá o povo vai só pelo status, pois a lagoa ali não é tão linda como no Paraíso Natural, então você ja sabe onde deve ir.
Almoçamos o que? Camarão no alho e óleo, por R$ 80.

Outra lagoa que se visita neste passeio de bug é a Lagoa Azul, mas não ficamos muito por ali, pois a estrutura não é tão bacana, mas há quem diga que o restaurante deste lugar é o mais gostoso de todo Parque Nacional de Jericoacoara.

Lagoa Azul

pôr do sol 🌅 em Jericoacoara.

Sabe aquele sonho de gaúcho, de ver o sol se pondo no mar? Pode ser realizado em Jeri. E para isso tem três lugares a se ir:

Na badalada Duna do Pôr do Sol 🌅, que fica do ladinho da praia de Jeri. É legal, porém vá preparado para um banho de vento e arreia…proteja seu celular com aquelas capinhas aquáticas.

Parece cena de filme do fim do mundo, mas não, é o povo subindo na Duna Pôr do Sol para ver o crepúsculo.
é poético.
senta que lá vem história: depois de o sol baixar estávamos voltando a praia, quando uma senhora que estáva caminhando ao nosso lado resolveu contar os dóllares… pensa numa correria, salvei sua nota mais alta, depois de entregar ri tanto que o vento me carregava, hahaha.
ficamos mais um pouco pela orla e então fiz a foto mais linda dessa trip pela Rota das Emoções.

Outro lugar para se ver o 🌅 é no sentido contrário a famosa duna, uma caminhada de uma hora te leva a o início do Cerrote ⛰ onde vimos um 🌅 ainda mais lindo.

Cerrote ao fundo
No topo do Cerrote, com a lua que no dia era cheia ao fundo.
Lindo e tranquilo, estávamos nós, mais uma familia e só. Contemplando o dia lindo que se findou em Jericoacoara. E como dizem: O paraíso é aqui.
antes de voltar para a noite movimentada de Jeri, curti o silêncio a lua cheia e pratiquei umas posições de Ioga. Esta perfeito!

E depois há uma época do ano que o 🌅 acontece bem dentro da Pedra Furada, veja com a guia Jéssica se acontecerá quando você for.

Para ir à Pedra Furada vai pelo mesmo caminho da dica acima, se caminha uns 20 minutos à mais, mas se volta em mais breu…leve uma lanterna 🔦 e não vá sozinha (mesmo que Jeri seja calma, nunca é aconselhável).

Foto tirada da internet:

Pedra-Furada-com-Por-do-Sol-1

A noite em Jeri além do Café Jeri:

A noite em Jeri acaba quase que com a troca da lua 🌑 pelo ☀️ pois há muitos bares e restaurantes. São apenas 3 ruas, mas não há espaço vazio nem em meio aos becos que não haja um restaurante ou bar. Então não citarei restaurantes pois há muitas opções e para todos os bolsos. Há tantas opções que íamos no Café no crepúsculo, depois à um resturante para jantar e depois íamos em uns três bares noite à dentro, trocávamos de acordo com a música ao vivo mudava de preferência, resumindo fugindo do sertanejo a noite toda, hehe.

para os amantes da caipira, há um beco inteiro para você trançar as penas, mas fica a dica: as barracas são fracas e não dão o devido apoio quando necessário e o mar fica bem a frente, cuidado!
e o pé na areia? Eu que já sou amante da caminhada para ir jantar, com essa combinação areia e becos decorados, fiquei mesmo apaixoanada.
E uma dica de economia: para se comer a especiaria de Jeri: camarão 🍤 no abacaxi 🍍, recomendo o restaurante em frente ao Café Jeri. O prato serve bem 2 pessoas e custa apenas R$ 38,90.
E para um café com pão de queijo recheado; O Pão de Sol fica em meio a um beco da rua principal. Este que estou devorando é o de carne de panela.

No mais, aproveite Jeri, de dia além de fazer os passeios percorra as ruazinhas de Jeri, há muitos cantinhos bonitos. A praça de Jeri também é uma gracinha, com lojinhas de moda ao redor, uma sorveteira italina que é sucesso.

esse casarão Hotel é lindo demais.

Aproveite a orla de Jeri, fique ligado quanto às marés, em dias de lua cheia a orla da praia é curta e concorrida.

Nos momentos que quase se precisa pegar um moto-taxi para ir tomar um banho de mar.

Jeri foi um charme, um amor a recordar. Um dia voltarei para ficar mais dias.