Como economizar pilas (dinheiro) para viajar!

Já ouviste a expressão quanto mais se ganha mais se gasta? Sim, e é assim mesmo verdade. Há pessoas que ganham muuuito bem e não conseguem juntar nadinha e a desculpa para não viajar é sempre a mesma, que não sobra pila e há pessoas que ganham muito menos e no lugar da desculpa estão organizando a próxima trip.

Bom eu já joguei algum pila fora, não tanto, mas até hoje me arrependo do tempo que passei desorganizada. Sim poupar é pura questão de organização.

Há mais de 10 anos que eu possuo uma planilha de gastos. Começou no papel e hoje já faço no celular. Sempre que compro algo no cartão, não coloco fora o canhotinho enquanto não der entrada nessa planilha.

Nessa planilha coloco meus gastos mensais, luz, água, telefone, internet , celular, parcelamentos do cartão de crédito, etc. Além disso, a planilha que mais gosto, a dos ganhos. Com essa análise também repenso sobre os gastos…foi nessa planilha que tiramos a faxineira por exemplo…abaixo alguns exemplos de gastos que se tornaram desnecessários e substituídos por nossa mão de obra.

Alguns gastos que saíram das planilhas de gastos mensais:

* faxina: começando pelo mais difícil.

Tem gente que não abre mão, mas se você ver a soma anual deste serviço na planilha, você ao menos repensará. Na minha cidade, as faxinas de 6 horas custam em média 100 reais. Isso 4 vezes por semana, ao final do ano vai dar um total de 5.100 reais (duas passagens de ida e volta para a Europa, por exemplo). Desta forma, resolvemos nós mesmos colocar a mão na massa toda sexta feira depois do trabalho, vale a pena estragar as unhas, opa isso é algo que também se pode repensar…falaremos mais à frente.

* jardinagem e limpeza de piscina:

Estes foram fáceis de cortar da minha planilha, pois ficaram a cargo do marido.

No verão a grama necessita de corte toda semana, porém no inverno uma vez ao mês é suficiente.

A jardinagem por aqui custa em média 2horas de serviço 50 reais e a limpeza da piscina é algo como 100 reais por mês, mas esta não há fuga no inverno. Então o cálculo disso é: 2700 reais anuais.

* gastos com salão de beleza:

Aqui doeu mais. Bom, eu sou loira, não tão loira e para ser loira, preciso de um bom profissional e bons produtos, então para não abrir mão disso, resolvi fazer pausas maiores nas idas ao salão e neste ano a moda me ajudou com os cabelos loiros esfumados, que assim perdure.

Antes minhas idas ao salão eram a cada 2 meses e hoje consigo esperar até 5 meses para a próxima ida. Cortar, tingir e baixar a juba custa 400 reais, então isso ao ano daria 2.400. Nisso reduzi para 1000 reais.

Unhas, custam 95 reais por mês, 1140 anuais, isso se a guria for toda a semana, então eu reduzi para uma ida ao mês e nas outras semanas vou mantendo. Assim tenho um custo de 35 mensais e 420 reais no ano.

Essa economia no final de um ano , digo uma volta que a Terra deu em torno do sol, a economia foi de 9.920 reais. Para se ter uma ideia este ano fizemos uma viagem a Punta Cana em hotel all inclusive, 5 estrelas (hotel da foto) e gastamos 5 mil para o casal (sendo que parte da passagem foi paga com milhas). Então vale a pena na sexta tirar o salto e arregaçar as mangas.

Abaixo mais algumas dicas:

* economias de farmácia, gente nesse lugarzinho eu gostava de deixar meus pilas. Ia uma vez ao mês e comprava junto o kit salva vidas, Engov, novalgina, paracetamol, torsilax, eno e curativos, tudo isso pensando no que pudesse acontecer e sabe o que acontecia? Vencia tudo e eu tinha que voltar lá para deixar o descarte e ter novamente o círculo vicioso. Hoje não tenho nada disso em casa, quando da a dorzinha, é chá da horta que faço e quando o trem é sério a ida é o plantão e na volta a passada na farmácia já será com receita.

* dicas de supermercado:

Gente esse é vilão. Temos o cartão alimentação, porém a cada mês ele terminava mais cedo e por fim resolvi analisar e hoje vivemos com ele. Compro no início do mês o que está acabando e digo assim, o grosso, produtos de limpeza e isso é algo que dá para fazer A economia, e o que sobra de valor depois dessa compra grande eu divido por semanas para as compras de pão, leite e frutas.

Também sempre fico de olho nas promoções e costumo frequentar 5 mercados diferentes. Além disso para uma alimentação saudável e economia mantemos uma horta em casa.

Como vimos é possível economizar nas pequenas coisas e juntar um valor considerável para fazer uma bela viagem à frente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: